segunda-feira, julho 30, 2012

Ativos e Passivos

Hoje vim falar de dinheiro com vocês e dar uma ajuda para organizar suas finanças (veja mais dicas na nossa página de finanças). Quando fazemos nossas anotações do que ganhamos e do que gastamos, as coisas podem ficar um pouco complicadas, mesmo fazendo uma planilha no excel. Se separarmos o manejo do dinheiro em ativos e passivos as coisas ficam mais claras e simples. É até gostoso ver como as coisas funcionam e entendê-las.

Para começar, uma definição da Wikipédia: os passivos corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto os ativos representam os bens e direitos que pertencem a uma determinade entidade. Pra tornar isso mais fácil, vamos entender de outra forma.

Ativo: aquilo que te soma dinheiro;
Passivo: aquilo que te subtrai dinheiro;

Agora, vou dar alguns exemplos de coisas que são ativos e passivos no dia-a-dia de pessoas comuns, como nós. Afinal, não é todo mundo que é dono de empresa por aqui.
Alguns ativos: seu emprego, bijuterias que você vende, aquele empréstimo com juros baixos que você fez ao seu amigo (não virem agiotas, por favor), sua poupança. Alguns passivos: o carro (só coloque em ativo se você for taxista, trabalhe com sua van ou coisas similares), suas contas (luz, água, telefone, alimentação), transporte público, o aluguel. Seus gastos no shopping não se enquadram exatamente em passivos, você pode evitá-los.

Eu fiz uma planilha para ilustrar tudo isso:


Ficou mais claro agora, leitores? Espero que aproveitem essa inforamção e façam bom uso. Ser organizado é sempre bom.

Quem quiser dar uma olhada em uma imagem mais ilustrativa, veja só:

Além disso, recomendo que leiam essa página do InfoEscola: InfoEscola - Ativos e Passivos, é bem educativa, mas o vocabulário é um pouco massante.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Se eu compro roupa todo mês é passivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as compras são uma despesa fixa, ou seja, é certo que vem todo mês, sim. Mas, se não forem realmente necessárias e você pode evitar, não coloque na lista de passivos e tente mudar seus hábitos de compra. Você precisa mesmo comprar roupa todo mês? Pense nisso.

      Excluir
  2. Quem administra seu dinheiro bem, vive bem. Não tem erro.
    Se todos evitassem compras supérfluas muitas dores de cabeça seriam evitadas.

    Este blog é uma maravilha!

    ResponderExcluir
  3. É muito importante cuidar da sua saúde financeira! Ótima dica.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante. O jeito é regular o que você compra e evitar futuras dores de cabeça!

    ResponderExcluir