quarta-feira, julho 04, 2012

Como saber se um vinho é bom

Muitas pessoas compram vinhos sem saber com que tipo de comida ele harmoniza, se é velho ou novo, só compram por afinidade ao preço e embalagem. A verdade é que existe toda uma técnica por trás disso.


Antes de tudo, o vinho não é uma bebida feita para ser degustada pura, ele pede um acompanhamento. A comida que o acompanha deve ser compatível com o tipo de vinho. Para comidas com temperos fortes, carnes, massas e queijos, recomenda-se o vinho tinto. Para frangos, peixes e comidas mais leves e com temperos mais suaves, cai bem o vinho branco.
A harmonização depende da quantidade de vinho que se bebe e o sabor do alimento na boca. Ela vai ocorrer quando, após engolir o vinho, você não sente nem o sabor do vinho nem o do alimento na boca, aí temos a harmonização.

Vinhos mais velhos são mais encorpados, fermentaram por mais tempo e, reteram mais aroma e sabor do seu tonel. Não é preciso ser um degustador experiente para notar o aroma de carvalho presente no aroma do vinho, bem como o gosto que ele deixa na bebida. Além disso, tem sabor mais encorpado e maior teor alcoólico, então, não abuse muito na dose. Os vinhos mais novos tem sabor mais próximo ao suco de uva, tem menos álcool e são menos encorpados.
Existe um truque simples para saber se um vinho é velho ou novo, basta balançar a taça e ver como escorre o vinho no vidro. O vinho que escorre no vidro é chamado de lágrima do vinho. Se a lágrima escorre rápido, o vinho é novo, mas se demora a escorrer é porque o vinho é mais envelhecido.

Espero que tenham gostado dessa dica de hoje. Teremos mais dicas de culinária e gastronomia em breve, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário