segunda-feira, agosto 06, 2012

Poupança X Capitalização

    Se você está em dúvida sobre como investir seu dinheiro, a resposta está aqui. As formas mais comuns de investimentos que as pessoas usam são: poupança ou capitalização. Existem outros investimentos, mas esses dois são os mais usados pelo "povão".
    A poupança é um investimento que pode ser feito em qualquer banco e rende igual para todo mundo, pois é garantido pelo governo. No entanto, o rendimento dela acompanha a inflação. Isso quer dizer que o seu dinheiro rende quase na faixa da inflaçã e, proporcionalmente, a razão se mantém constante. No entanto, é bom para quem tem uma grande quantida de dinheiro, pois o retorno vai ser em maior quantidade e imediato. Apesar disso, a garantia de render é praticamente 100% e, é o investimento recomendado para quem não tem noção do que fazer com seu dinheiro.
    A capitalização é um outro investimento de renda fixa que, ao contrário da poupança, possui um contrato em que você retira seu dinheiro no final do prazo. Você pode, claro, tirar antes, mas é muito desvantajoso. Na capitalização, o rendimento é parecido com o da poupança, mas é extremamente desvanjatoso para o cliente e muito lucrativo para a empresa. Esse investimento também conta com um sistema de sorteio que pode premiar o investidor. O dinheiro investido é usado parte para investir de fato, parte para custear a administração do capital. Com isso, no final do investimento, você tem um retorno muito menor que os outros investimento. Em adição, a chance de ser sorteado é menor que na loteria federal e, isso é um dado da Fenacap - Federação Nacional de Capitalização (Brasil). Contribuindo com as desvantagens, os valores sorteados não acumulam.


    Se for escolher entre os dois, fique com a poupança e jogue na mega-sena todo mês, é melhor e mais barato que a capitalização. Mas, converse com o gerente do seu banco sobre como investir seu dinheiro. Cada caso pede um investimento diferente, ou seja, talvez seja melhor para você algo com mais riscos, mas um retorno maior. Enfim, procure alguém que entenda do mercado de ações, pesquise na internet sobre investimento e se informe. Ganhar dinheiro sempre é bom, entender como funciona é melhor ainda.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Estava em dúvida exatamente nisso. Agora, eu não vou mais fazer capitalização, realmente não vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho numa empresa de capitalização e posso afirmar: não façam uma.

    ResponderExcluir
  3. "Ganhar dinheiro sempre é bom, entender como funciona é melhor ainda."
    Isso é muito verdade. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana seu post, muita gente fica na dúvida mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Tô acompanhando o blog, esse é só mais um entre tantos posts legais!

    ResponderExcluir