segunda-feira, julho 02, 2012

Pirâmide do Aprendizado

Quer saber o segredo das pessoas que gabaritam uma prova ou se dão bem sem estudar 24 horas por dia? A chave do sucesso não está no quanto você estuda, mas como você estuda. Todo mundo sabe que enfiar a cara num livro e ficar assim por horas ajuda, mas logo você vai estar bocejando e olhando pro teto. Nosso cérebro tem mais facilidade de memorizar dados conforme o tipo de impressão que eles nos causam. Já reparou como você lembra da cena de um filme que viu há dois anos, mas não lembra do que a professora disse há dois dias? Isso acontece porque a impressão que temos de um filme é auditiva e visual, a da professora é, geralmente, só auditiva. Veja o esquema abaixo e entenda como as coisas funcionam.


Entenderam? Agora você já pode pensar em novas formas de estudar que sejam mais eficientes que noites em claro com o livro aberto. Lembrem-se, estudar de modo ativo é o caminho certo!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Querido, pesquise sobre "Hierarquia do desacordo de Graham", eu aposto que você fara bom uso e como sempre fara um belo post como esse! Continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Vou preparar um post sobre isso, pode deixar.

      Excluir