segunda-feira, agosto 20, 2012

50% das Vagas nas Federeais Para Estudantes de Pública

    Nessa terça-feira (07/08/2012), o Senado aprovou o projeto de lei que reserva 50% das vagas de universidades federais para estudantes que cursaram o ensino médio em rede pública. Esse sistema de cotas será igual para todas as federais e, claro, obrigatório.
 
 
    Dessas vagas, metade será destinada para estudantes com renda familiar igual ou menor a 1,5 salários mínimos. De forma paralela, os 50% restantes das vagas serão afetados racialmente. Estudantes negros, pardos ou indígenas terão cotas proporcionais à população destes que vivem no estado da universidadem, sem distinção de renda.
    Assim que a presidente Dilma sancionar a lei, ela modificará todo o sistema de divisão de vagas das universidades federais. Atualmente, quase todas elas utilizam algum sistema de cota social, racial ou de gênero, que deixarão de lado para adotar este modelo único. A lei não modifica em nada o sistema de adesão nas universidades estaduais nem nas particulares, que poderão continuar a escolher se adotam ou não algum sistema de cotas. Segundo o texto aprovado pelo Senado, a aplicabilidade desse sistema será revisada em dez anos.
    Na oposição, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema. Mas nos bastidores, a informação é que a maciça maioria dos reitores é contra essa lei por entender que ela fere a autonomia das universidades.

A fonte do texto é do site Estadão.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Agr sm eu passso pro meu curso d humanaspor cota raciais i di escola publica rsrs inda bem q tem pra renda bixa pro s pobres rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Para mim, estão certo com as cotas.
    Se os ricos poderam fazer faculdade, então os pobres também.
    As vezes discordo e concordo. Mas fico com a minha
    opinião tem que existir cotas, porque se não existisse
    só pessoas ricas iria fazer faculdade e os probres (classe c)
    só teria 4% de pessoas pobres na universidade.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, não devia nem existir faculdade pra "rico" e faculdade pra "pobre", "indigena" ou "negro". Isso é coisa de Brasil mesmo, sempre com aquele CONTRASTE marcante. Aqui na Europa, paga-se uma taxa por ano, e se o aluno não tem condição, o governo ajuda. Vestibular? Pra que? Se terminou a escola, é por que "supostamente" tem condição de cursar a faculdade. Melhorem as escolas! Paguem melhor os professores! Essa lei não vai adiantar de nada, vai continuar tudo uma bosta. O Brasil só vai pra frente quando as pessoas perceberem o quanto pra trás ele está!
    Anyway, se tiver um tempinho, passa lá no meu blog? www.martinanasviagens.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Yuh
    Acredito que o próprio governo é forçado a este tipo de situação por não oferecer um bom ensino de base para as pessoas. Não sei se essas reservas de vagas todas vai ver bom, mas acredito que é uma grande oportunidade para os estudantes de escola pública ingressarem no mercado de trabalho.

    gde abrssss
    valewwwwwwwwwwww
    Fernando
    http://fernufilho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir